quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prefeitura de Santos anuncia extensão de 7 km da rede de ciclovias

A Prefeitura de Santos anuncia a ampliação da malha cicloviária na Cidade em quase 7 km. O objetivo é interligar a orla com as zonas intermediária e central.

Serão construídas mais duas ciclovias, uma na Av. Pinheiro Machado (Canal 1) e outra na Av. Ana Costa, que serão integradas às pistas já existentes. Os editais de licitação para contratação das empresas responsáveis pelas obras serão publicados na edição desta quinta-feira do Diário Oficial.

“Toda a cidade que pretende ter qualidade de vida precisa apostar em alternativas ao uso do automóvel. A bicicleta é um meio de transporte importante para descongestionar o trânsito, além do ganho ambiental”, disse o prefeito João Paulo Papa, durante apresentação dos projetos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, também está prevista a reurbanização dos passeios anexos, com acessibilidade para deficientes, faixas de pedestre e sinalização vertical. O investimento será de cerca de R$ 5,5 milhões, provenientes do Fundo do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias).

A ciclovia do Canal 1, com custo estimado em R$ 3,5 milhões, terá cerca de 3,4 km de extensão. Seu traçado inicia no Espaço Cidades-Irmãs, próximo ao Parque Municipal Roberto Mário Santini, seguindo pelas ruas Newton Prado, Rio Grande do Sul, Praça Washington, Guilherme Álvaro e Alfredo Ximenes. “A ciclovia contornará o Orquidário Municipal, com um trajeto mais bonito, arborizado e seguro”, disse o prefeito.

Em seguida, a pista segue na Av. Pinheiro Machado, onde continua até a Praça Dutra Vaz, nas proximidades da Santa Casa. A partir daí, o percurso se ligará à ciclovia das avenidas Claudio Luiz da Costa e Waldemar Leão, Túnel Rubens Ferreira Martins e Praça dos Andradas, já no Centro Histórico. Ao lado da mureta do canal, junto à pista para bicicletas, será construído um gradil de proteção ao ciclista.

As obras receberam parecer favorável do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e do Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos). Para a intervenção, serão remanejadas 23 árvores e haverá o plantio de 65 ipês-roxos no trajeto.

O projeto da ciclovia da Ana Costa tem 3,5 km de extensão, a partir da ciclovia da praia, passando pela Praça Independência e cruzando as avenidas Francisco Glicério e Rangel Pestana. A partir do final da Ana Costa, a ciclovia irá se prolongar pelas avenidas Pinheiro Machado e Francisco Manoel até a avenida Claudio Luiz da Costa, integrando-se à pista que serve o túnel e alcançando o Centro.

Na parte central do canteiro, que ficará entre as duas pistas de ciclovia, estão 292 árvores (palmeiras imperiais e coqueiros), que não serão removidas nem remanejadas, segundo a Prefeitura.

Atualmente, Santos conta com malha cicloviária de 20,9 km de extensão. Na orla, do Parque Municipal Roberto Mário Santini até a Av. Mário Covas Jr. (Ponta da Praia), são 7.874 metros. Nas avenidas Francisco Glicério e Afonso Pena, a pista é de 6.250 m. Já na ciclovia da Av. Mário Covas Jr. a extensão é de 3.050 m; da Praça Dutra Vaz (em frente à Santa Casa) até a Praça dos Andradas, passando pelo túnel, são 1.600 m; na Av. Martins Fontes, 1.680 m; e na Av. Rangel Pestana, 476 m.


Fonte: Jornal A Tribuna


[]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário